10 de jul. de 2010

“(Quase) Tudo o que você precisa saber sobre as fraldas de pano - quantas preciso? como lavar? onde comprar?“

(texto atualizado em set/2010)
Não contém dados sobre a questão ambiental/ ecológica **

De tanto ter que escrever textinhos soltos para falar sobre fraldas de pano para amigas e conhecidas interessadas no esquema decidi escrever esse mini-manual que segue abaixo.

Trata-se de uma lista do quê considero ser o essencial para se usar fraldas de pano, desde o nascimento do bebê até o desfralde, comentários, dicas para compras e explicações, além de instruções de lavagem.

Lembrando que essa é apenas a MINHA receita. Cada mãe tem a sua própria receita ou usa a receita de outra(s) mãe(s) mais experiente(s) e vai ajustando tudo isso à realidade da sua casa e bebê, com o tempo.

Recém nascido até 2 meses, a depender do tamanho do bebê:


3 capas importadas super whisper wrap TAMANHO P - (45 dólares/por 3 unidades) - http://nickisdiapers.com/catalog.php?category=60
6 calças plásticas nacionais, marca CHUMBINHO tamanho 1 (24 reais)
6 calças plásticas nacionais marca CHUMBINHO tamanho 2 (24 reais)
3 caixas (com 5 fraldas cada) de fraldas Cremer LUXO COM BAINHA (45 reais)

Investimento total: cerca de 200 reais


Explicação: é legal usar fraldas Cremer e calças plásticas e/ou capas importadas porque: 1) as fraldas importadas tamanho único (a seguir indicarei  minhas marcas favoritas) ficam meio volumosas em recém nascidos. Tem muita gente que usa mesmo assim, mas vai que o seu bebê é dos menorzinhos. Com a Helena eu não consegui usar tamanhos únicos até 2 meses e meio. 2) no primeiro mês ou até o 2o mês é legal usar Cremer, porque o cocô deles é muito "atômico" e mancha tudo e também porque você vai estar mais em casa, mais à disposição para trocá-la e prestar atenção no ritmo que o corpinho dela funciona, então não tem erro usar fraldas que vazam mais rápido.

Dos 2 meses até o desfralde:


* 12 (ou 18) Bumgenius (pocket one size) tamanho único - http://nickisdiapers.com/catalog.php?category=91 (se tiver uma graninha a mais seria legal ter fraldas para 3 dias, o que significaria 18 fraldas, mas dá para se virar com 12. Você pagará atualmente 88 dólares pelo “pacote” promocional dos sites que recomendei abaixo, em que 6 fraldas são vendidas pelo preço de 5.

* 4 calças plásticas nacionais CHUMBINHO, modelo tanga, para cada um dos seguintes tamanhos 3, 4, 5 - para usar com as mesmas Cremer acima. 48 reais (cerca de 4 reais cada calça plástica)

Investimento total: 350 reais




**Claro que se você for uma super “rata de internet” e falar inglês e tiver uma conta no paypal pode ainda comprar fraldas semi-novas (ligeiramente usadas, seria mais o termo) nos fóruns de fraldas de pano estadunidenses e no E-bay, onde também é possível adquirir “pacotões” de fraldas chinesas por um preço supimpa.”

Sabão para lavá-las:


1) Sabão de côco em pedra marca UFE (para tirar o grosso do côco antes de colocar de molho e eventualmente para quarar).

e
2) Qualquer sabão de côco líquido desses de lavar roupa delicada (o único problemas é que são bem caros)

ou
3) Sabão de côco líquido vendido em caminhões à granel.
ou

4) Ou qualquer outro sabão de côco ou neutro

1 balde com tampa para deixá-las de molho até o momento de lavá-las (a tampa é por causa de cheirinho que vai acumulando em dois dias de estocagem de fraldas sujas). Se você estiver usando recheios de fralda de microfibra (e não cremer), como é o caso das importadas, o melhor é não colocar de molho e sim simplesmente guardá-las no balde tirando antes o excesso de côco. Isso, por incrívelque pareça, faz com que as fraldas não fiquem fedidas com o passar do tempo.

Porque usar fraldas de pano importadas se já tem gente no Brasil fabricando fraldas lindíssimas?

Bem, eu mesma comprei 6 fraldas tipo pocket (que usam recheio dentro) das nacionais, assim que a Helena nasceu, mas para mim elas não funcionaram. Vazavam em cerca de 30 ou 40 minutos. É verdade que elas não eram o modelo mais recente da produtora em questão e tenho certeza que as colegas produtoras das demais marcas de fraldas nacionais estão empenhadíssimas na produção de soluções eficientes (ouvi coisas muito legais sobre as fraldas produzidas pelo pessoal da Morada da Floresta e da Lilith, além dos novos recheios e capas da Betina, da Fralda Bonita e da Fralda Madrinha). Por isso, ainda estou aguardando as novas fornadas de produção das nacionais e posteriores comentários das mães que as estão experimentando, para recomendar com tranqüilidade.
O que vim a descobrir depois é que as fraldas nacionais ainda não contam com a expertise que o pessoal que já produz fraldas há uns bons anos fora do Brasil conta (por exemplo não adicionar ribanas de algodão nas perninhas das fraldas, porque o algodão desta ribaninha conduz a umidade para a parte de fora da fralda e consequentemente para a roupa do bebê), e o mais importante: elas não contam com um tecido plástico que não se encontra no Brasil chamado PUL, que recobre a parte interna das nacionais e evita os vazamentos. Nos países acostumados a usar fraldas de panos, a tecnologia empregada nas fraldas está à frente da nossa e eles contam com tecidos fantásticos para os recheios e capas das fraldas como o hemp, o microterry e o bambou. Assim, pelo menos por enquanto a minha solução tem sido as importadas e o básico testado e aprovado que é a Cremer com calça plástica tipo tanga da Chumbinho (essas últimas chegam a segurar o xixi por duas horas e  até mais dependendo da idade do bebê e da fase em que ele se encontra).
MAS, Mas... com o passar do tempo, começamos a sair mais de casa, o bebê normalmente passa a dormir mais horas seguidas e nós começamos a desejar soluções para não interromper o soninho deles (e o nosso, conseqüentemente).
Durante o tempo em que eu não tinha fraldas importadas usei descartáveis para dormir, mas agora as minhas fraldas de pano importadas seguram mais do que as descartáveis, então isso acabou.
Como disse, a médio e longo prazo, se as fraldas de pano não se mostram eficientes acabamos desistindo, então acredito que valha a pena investir financeiramente em alternativas que realmente funcionem.
Assim, após os 2 meses de idade, quando já dá para usar as fraldas tamanho único que vão crescendo com o bebê (elas têm uns botões e a gente vai desabotoando conforme a necessidade de ajuste), a minha receita seria usar a marca de fralda importada Bumgenius (ou similares com o mesmo preço como as Fuzzi Bunz ou Happy Heinys) e quando estiver muito frio e não estiverem secando à tempo ou se não estiver dando tempo de lavá-las com freqüência, intercalar as Bumgenius com Cremer + calças plásticas para ficar em casa. Elas secam super rápido e são baratinhas, então são uma boa solução.
** Para as meninas que estão querendo apoiar a indústria nacional deixo abaixo os links das produtoras de fraldas que eu conheço. Uma boa idéia seria encomendar uma fralda de cada uma delas e testar:

Lilith: http://lojalilith.blogspot.com/2009/03/nossa-primeira-fralda-de-pano.html
Fralda Bonita (conhecida como "Fraldas da Bettina") http://www.fraldabonita.com.br/
Fralda Madrinha - http://fraldamadrinha.wordpress.com/
Morada da Floresta - http://www.moradadafloresta.org.br/


As lojas americanas que têm se mostrado mais amigáveis com as compradoras brasileiras são:


http://www.cottonbabies.com/index.php

http://nickisdiapers.com/catalog.php?category=2

http://www.justkidsstore.com/

http://www.thanksmama.com/

http://www.jilliansdrawers.com/

Em sites internacionais você deve sempre tentar encomendar fraldas em valores que não superem os 50 dólares/compra, ou negociar que as encomendas venham em pacotes cujo valor (já incluído o frete) não supere os 50 dólares para que não seja taxado pela alfândega quando chegar por aqui. Outra coisa que ajuda muito é pedir que eles façam o pacote e declarem nos correio que trata-se de um presente (gift), pois esta é um outra maneira de evitar a taxação.
Mas, se vocês seguirem estes conselhos, é quase garantido que não haja taxação, pois todas na lista tem feito assim e dado certo, salvo um ou outro caso isolado.

Mas a melor maneira mesmo é aproveitar as viagens de amigos que se disponham a trazer as fraldas, porque vc pode comprar e mandar entregar no hotel da pessoa e economizar o frete para o Brasil e evitar a possibilidade de ser taxada na alfândega. Além do quê, normalmente em compras acima de 60$ o frete doméstico nos USA é grátis.

Resumindo, trata-se de um investimento TOTAL de cerca de 550 reais em fraldas para serem usadas por cerca de 2 anos e possivelmente revendidas (as minhas eu já comprei algumas usadas e já vendi também. É uma prática super comum mundo afora).
Também é possível participar de e-grupos na internet e trocar fraldas de um tamanho por outros tamanhos, com mães que têm bebês em idades diferentes dos seus.
550 reais seriam suficientes para financiar apenas 4 meses de fraldas descartáveis.
Se você usar fraldas descartáveis gastará no mínimo algo como 4.500,00 reais, ao longo de 2 anos e meio.
Além do argumento maior que é o descarte absurdo de lixo no meio ambiente.
Sempre que der um tempinho acompanhe as discussões na lista “fraldas de pano”.
É bem interessante e elucidativo e sempre tem dicas de limpeza, compra e venda, modelos mais interessantes e outras coisas relacionadas ao tema.

Instruções para lavá-las:


1) Tirar o "grosso" do côco no tanque, esfregando à mão ou com uma escovinha. Se for xixi, pode jogar no balde com água e um tiquinho de sabão diretamente.
2) Jogar em um balde com água com um tiquinho de sabão neutro (fraldas de algodão ou tecidos naturais) ou jogar em um balde seco, com tampa, no caso de fraldas de tecidos sintéticos.
3) Acumular até ter um número bom de fraldas para encher uma máquina de fraldas ou, caso deseje lavar com o resto das roupinhas do bebê, colocar primeiramente as fraldas sozinhas na máquina e selecionar "centrifugar" para tirar a água mais suja. Depois acrescentar as roupinhas e proceder normalmente. Pode ficar tranqüila que as roupinhas não vão ficar cheirando a xixi ou cocô. ;-)

4) Se for lavar somente as fraldas proceda como explicado acima e continue a lavagem normalmente sem as roupinhas de bebê. Use POUCO sabão (1/3 do normal), ou com o tempo as fraldas passam a absorver menos e ficam com cheiro de amoníaco.

5) Tirar e estender.

6) Se alguma tiver ficado manchado, quarar (esfregar com sabão de côco e colocar no sol ou claridade) ou ferver.

7) Nunca passe à ferro. O calor queima as fibras das fraldas e com o tempo elas deixam de absorver.

Ou seja, siiimmmmmmmmples. Mas simples mesmo.
O povo (em especial nossa mães, tias, sogras e avós) adora colocar empecilho para o uso da fralda de pano. Como se fossem eles os responsáveis por virem até a nossa casa lavar as fraldas... vai entender!

Por isso recomendo não comentar grandes coisas até cerca de um mês após o início do uso das fraldas.

Ou então, sugiro o “básicão da língua afiada da mãe alternativa”, muito usado aqui em casa: “é você que vai lavar?”

Fiquem à vontade para replicarem este texto onde desejarem.



Boa sorte e um abraço.



Adriana Guimarães (aquela que não tem tempo nem para tirar a sobrancelha ou secar o cabelo, mas fica escrevendo este textos sobre fraldas de pano, sabe lá Deus porquê!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário